sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Revolutionary Road


Ontem aconteceu-me o que não me acontecia há muito tempo: acabei de ver o filme lavada em lágrimas. Só me lembro de isto acontecer há muitos anos a ver “O Pianista”.
Não posso negar que a história mexeu muito comigo, que há qualquer coisa nela que faz eco em mim.
O filme representa (pelo menos daquilo que retirei dele) a desistência dos sonhos por uma vida socialmente aceite e confortável, quer monetária quer emocionalmente.
O casamento da April e do Frank torna-se naquilo que mais receio numa relação: um casamento sem chama, sem vida, que se esqueceu daquilo que os uniu em primeiro lugar e que, apesar de desejarem sempre uma coisa diferente, caiu naquela vidinha igual a de toda a gente, rotineira, medíocre, sem emoções, nem sentimentos verdadeiros.
Uma relação em que, para se sentirem vivos, envolvem-se em momentos extra-conjugais sem sentido nem significado, a não ser umas poucas horas de chama e vida, que já não sentem no dia-a-dia.
É impressionate o olhar deles, principalmente o da Kate: Um olhar vazio, sem fogo, sem brilho. Um olhar que transparece resignação, desistência, mesmo quando ri às gargalhadas.
E porquê deixar-se ir por essa vida insatisfatória?

Porque é o caminho mais fácil, mais confortável, menos trabalhoso e com menos riscos.
Claro que a história tem de ser situada na sua época e contexto. Ainda assim, vejo muito de intemporal no filme e acho que podia ser feito nos dias de hoje, em qualquer cidade ocidental. Tenho visto muitos casais parecidos. O medo, a preguiça e o conforto impedem as pessoas de seguir os seus sonhos e, quando dão por elas, estão a ver a vida passar-lhes ao lado, assistem-na como espectadores. Recorrem a distracções para preencher um buraco e, no fim, só apliam mais a insatisfação.
Mentalizam-se que têm tudo para serem felizes e, muitas vezes sem perceberem porquê, vivem num “vazio desesperante”.
Queixam-se todos os dias da vida que levam, do emprego, das relações, da casa, da cidade, do trânsito...Mas tudo é desculpa para não mudar de vida. Para procurar aquilo que realmente querem. Muitas pessoas nem sequer sabem o que é isso, o que desejam de facto. Não se deram ao trabalho de pensar nelas próprias e no que gostam. É mais fácil optar pelo que foi instituído.
Tal com no filme, o dinheiro surge na maioria das vezes como o álibi perfeito, a desculpa que assenta que nem uma luva e que é perfeitamente vista como uma justificação legítima, quer para os outros, quer para nós próprios. Mas, como o alegado “maluco” do filme disse, “o dinheiro é a desculpa mais usada, mas raramente é a verdadeira”.
Para mim, o John, o dito maluco, é a pessoa mais lúcida e real do filme. No entanto, foi internado num hospital psiquiátrico.

No final do filme, chorei. Chorei com repulsa daquele tipo de vida. Chorei pelo fingimento que pode ser uma relação. Pelas mentiras que as vidas conseguem ser. Pela falta de acreditar que possa haver relações verdadeiras, capazes de preencher uma pessoa. Sem necessidade de arranjar subtertfúgios para preencher um vazio.
O meu maior pavor é cair na mediocridade dessa vidinha rotineira e chegar ao fim da vida sem saber quem sou.
Tal como a Kate, eu quero viver, quero ter sonhos, quero descobrir-me a mim própria, o que sou, o que me interessa, o que me dá prazer, o que me preenche. Quero sentir-me preenchida e preencher alguém. Quero partilhar aquilo que sou realmente e ser gostada por isso.
Mas como fazê-lo? Como ultrapassar o medo?

Depois de ver o filme, ainda fiquei mais ansiosa para ler o livro...Quero!!!!


Sem comentários: