quinta-feira, 19 de março de 2009

Coisas chiques, sei lá!

Há características da mentalidade tuga que eu não compreendo. Coisas que me fazem urticária.
No domingo, a seguir ao trabalho, lá fui eu ao Moda Lisboa para ver as propostas da Katty Xiomara. O desfile estava marcado para as 15h30. Chego com meia-hora de antecedência, bebo um cafézinho e espero sentada nos degraus que improvizaram com umas almofadinhas da "Seat" (uma coisinha em fashion).
Já 20 minutos depois da hora prevista para o início do desfile, resolvo ir embora porque a bronquite estava a piorar e eu cá não tenho paciência para estar sentada no chão à espera do que quer que seja, muito menos de um desfile.
Pois que me estou a ir embora quando, finalmente, as portas do "show room" (nome chique!) abrem..."já que estou aqui, bora lá ver o desfile".
Desenganem-se os que pensam que o desfile começou 5 minutos depois. Não. Depois de entrar no dito show room, ainda estivémos mais uns 30 minutos à espera, num caixote sem ar condicionado, tudo com os seus leques (que a vodafone previamente destribuiu) a abanarem-se para não borrar a maquilhagem com o suor a descer pela cara e a frisar os cabelos previamente esticados antes de ir para o evento.
Dizia eu na altura que, retirando aquele cenário de show room, deixando as pessoas no mesmo sítio, a abanarem-se tal e qual com os seus leques, acrescentando apenas uma cruz à entrada e uma placa a dizer "Centro de Saúde", o caso, tenho a certeza, mudava de figura. Era ver as pessoas aos berros a reclamar, dizendo que é desumano estar tanto tempo ali, com aquele calor todo, à espera de uma consulta. Que não se aguenta estar naquele "caixote" sem ar condicionado, sentadas em cima de blocos de quase cimento, coladas umas às outras a abanarem-se com leques. Mas, como se trata desse evento tão in que é o Moda Lisboa, é fashion. Esperar faz parte e o facto de ter leques para abanar até é chique. Spare me!
Mas isto não acaba aqui. Aflita da minha bronquite, a tossir que nem uma tuberculosa já depois de 4 dias de antibiótico, achei melhor ir tirar um raio-x tórax. Ainda estive para ir ao Hospital de Cascais, mas pensei "vou mas é ao hospital da luz que deve ser num instante. E como tenho seguro, é na boa". E lá fui eu e o meu bicho (vulgo, namorado) para essa coisa tão in do meio hospitalar.
Pois que estive 1 hora e meia à espera da consulta, mais outra meia hora à espera do raio-x, mais outros 30 minutos nas consultas em si, o que perfez, mais coisa menos coisa, 2 horas e meia. E paguei (quer dizer, o meu lindo gajo pagou) 38 Euros. Dasss!! Mais valia ter ido ao hospital de Cascais, que não demoraria mais de certeza e no final, pagava apenas 6 euros de taxa moderadora. E, uma vez mais, se visse aquele cenário, com aquele tempo de espera, mas no Hospital de Cascais, era ver as pessoas a reclamar, a praguejar contra os enfermeiros, os seguranças, o Sócrates e o raio-que-os-parta. Mas ali, no Hospital da Luz, já se aceita bem as eternidades à espera. Porque o Hospital da Luz é o Hospital da Luz. É coisa chique sei lá! Duas horas de espera não é nada.
É nestes momentos que me apetece emigrar. Poque esta mentalidade pequenina, feita de futilidades, hipoocrisias e de aparências, tão típicamente portuguesa, não joga comigo.

Se o Eça de Queiróz aparecesse agora por cá, ia ver que nada mudou desde há dois séculos.

4 comentários:

Bubble MInd disse...

tesn tanta razao... ja somos duas a ficar fartas desta mentalidade tuga e mediocre. tb me passo completamente com este tipo de coisas.. que se ha-de fazer... fracos de espirito... e vivem das aparencias, infelizes, mas bem aparentados... ninguem tem pachorra!

bjs

MiSs Detective disse...

estou sempre, sempre a dizer isso. aliás tenho um post preparado para falar sobre este tipo de assunto, mas aqui nao me dá jeito e ema casa tenho sempre a agenda muito ocupada :D

Anónimo disse...

Bom texto!!!!gostei!e vivi, o que ainda é pior!
e eu não sou "bicho"!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

I rest mi case... Estamos cada vez mais para o 3º mundo, que é onde há a mania das grandezas...