quinta-feira, 26 de março de 2009

O Estranho Mundo da Blogosfera

Há uma coisa que me tem inquietado nos últimos dias.

Entrei no mundo da blogosfera há pouco tempo. Antes de ter criado este blog, não era uma seguidora deste mundo, nem nunca fui uma net girl como algumas amigas minhas.

E entrei por desporto, porque tive necessidade de escrever, nada mais. Entrei sem pensar minimamente se o blog ia ou não ser seguido por outras pessoas e por quantas seria...I don't gave a shit, para ser sincera.
Depois de entrar nisto, comecei a ler outros blogs e descobri pessoas engraçadas, fantásticas, umas parecidas comigo, outras nem tanto, mas que ainda assim davam gozo ler pela maneira como escreviam e pelas histórias que tinham para contar.

Mas, nos últimos tempos, tenho visto um lado estranho disto que eu desconhecia e que, sinceramente, não tem a ver comigo.

Tenho percebido que, alguns bloggers, porque são seguidos por muitas pessoas julgam que isto lhes confere alguma "mediatização" ou alguma "fama". E isto eu não consigo perceber.
Em primeiro lugar porque, por maior que pareça, o mundo da blogosfera é uma "quintinha", ou seja, é um meio muito pequeno e restrito. O blog de alguém pode ser seguido por todos os bloggers existentes que, ainda assim, não deixa de ser apenas um pequeno grupo de pessoas. Fora isso, ninguém conhece o blog, quem tu és, ou o que fazes. És apenas mais uma gota no oceano.

Em segundo lugar porque, em tempo algum, um sítio onde se escreve sob pseudónimo, onde não se mostra a cara, onde não se mostra de facto a nossa vida, e apenas aquilo que queremos mostrar, seja verdade ou não, nos torna "famosas". Porque ninguém te conhece. Ninguém sabe quem és. E ninguém gosta de ti. Gostam apenas do que escreves que, como bem sabemos, pode não passar de uma escrita criativa que nada tem a ver com o que tu realmente és.
Trabalhando em televisão, estou acostumada e sei muito bem o que são os "egos" das pessoas, o que a dita "fama" pode inspirar. Agora, o que nunca pensei foi que tal coisa existisse num mundinho pequeno e irrealista como o meio da blogosfera.

Uma pessoa achar que é "famosa" pelo facto do seu blog ser acompanhado por umas dezenas de pessoas, através de uma coisa onde nem sequer mostras quem és de facto, é pequenino. Chega a roçar o ridículo.
Eu cá vou continuando a escrever o que me apetece, quando me apetece, e sobre o que me apetece. E não quero saber quantos "seguidores" eu tenho. Porque, na realidade, ninguém faz a puta da ideia de quem sou eu, muito menos o que sinto.
E não vai ser um espacinho anónimo, no meio da blogosfera, que me vai dar a ilusão de que sou importante.
I simply don´t give a shit!


:)

9 comentários:

MiSs Detective disse...

as pessoas chegam a pensar coisas demasiadamente grandes por um pequeno convite. Nao lhes chega a feicidade. dos imensos convites que tive, sim porque eu também tenho imeeeennnssooooosss, apenas recusei um porque não me sinto à vontade. nao por causa da suposta fama porque se todas as pessoas que vão à televisão ficassem famosas tinhamos um mundo de vedetas!

adoro a importância que as pessoas dão às coisas e o que escrevem sobre elas, porquê? porque é ridiculo e dáme sempre vontade de rir e passar a palavra.

o meu trabalho não me permite ser "faimoisa", ok?! vou adiar até mai tarde :D

Bubble MInd disse...

Como tens razão no que escreves... realmente vejo alguns "bloggers" que se acham mto famosos pk têm muitas visitas, ou pk recebem convites, ou o raio que os parta... partilho da tua opiniao.. n quero saber... se gostarem do que escrevo td bem, senao td bem a mm.. n pretendo ficar conhecida,apenas é algo que gosto de fazer.. e se acompanho alguns blogs é pk gosto de os ler, pk me rio,pk me distrai, pk me convence... etc.. depende do blog em questão... por isso ja somos duas a pensar o mm... se ja lia o teu blog, hj ainda gostei mais do que escreveste:)
beijoca

Buttafly...fly...fly... disse...

Não podia concordar mais. Há muita gente por aí à procura de um lugar ao sol, preferencialmente do modo mais fácil. Enfim...

;)

Anónimo disse...

who said being famous is a good thing???

Matryoshka disse...

É que é mesmo. Acho que anda por aí muita gente convencida que éum potencial prémio nobel em ascenção!

P. disse...

E depois existem aqueles que são efectivamente premios nobeis ainda não descobertos!!! Nomeadamente MOI, eu sou bom!!! (Será que há atribuíção de premio nobel do gajo mais irritante no BUZZ???)

Miss Glitering disse...

Inteiramente certo. As usual.

Beijos

*

Bubble MInd disse...

miminho pa tu no meu canto:)

Cat disse...

Sim, é verdade.

Como se um blog, por muitas visitas que tenha...não fosse só isso mesmo...um blog! O que é um motivo extremamente mau para alguem se julgar 'famoso' ou whatever **