sábado, 25 de abril de 2009

(Apenas) 35 anos de Liberdade


Há 35 anos um grupo maioritariamente jovem alcançou o que para o qual há anos trabalhavam: uma verdadeira Revolução. Revolução essa que nos permite agora dizer, escrever e falar aquilo que nos apetece. Foi graças a esse grupo de pessoas que podemos dizer tudo o que nos apetece na blogosfera.
Uma Revolução que, para a maioria das pessoas da minha geração, não passa de um texto com pontos que decoraram para passar nos exames de história. Uma Liberdade que temos como garantida e que desvalorizamos, todos os dias.
Tenho dito: Hoje já não há jovens assim. Com essa capacidade de luta. Com essa vontade de por os seus egoísmos em segundo lugar, em nome de uma causa, de uma sociedade melhor, de valores mais altos.
Tenho pena. Somos uma geração egoísta, cuja vida se constroi pelos bens que se adquire e pelo estatuto social que se alcança. Uma geração desinteressada da política, da sociedade, dos problemas do país. Uma geração que não se mobiliza, que não se junta, que se preocupa apenas com o seu umbigo.
Tenho pena. De não viver um dia como o de há 35 anos. De não termos a coragem que aquelas pessoas tiveram. Tenho pena de sermos uma geração sem garra, sem fogo, sem chama.
A todos esses que tornaram possível o dia 25 de Abril de 1974, um grande muito obrigada!

2 comentários:

Sérgio Santos disse...

N concordo q n haja jovens c essa força, pois a revolução que aconteceu nem foi por parte do povo. foi sim de militares que queriam um novo modelo de governação, e quem sabe muito bem, que correu de uma forma em que tudo deu a volta e acabou por gerar um golpe de estado.Foi sim positivo o acto mas os tempos posteriores foram muito maus. Esses senhores tornaram-se naquilo que criticavam, seguindo o caminho daa perseguição a quem tambem se opunha as suas ideias. Ameaças de morte e atentados a bomba que mataram muita gente de direita. esses corajosos jovens envergaram pelo mesmo caminhos que tanto quiseram travar...

Sérgio Santos disse...

Mas com isto n retiro todo o poder que nos foi devolvido, se é que o tivemos antes de Abril...
Foi e será um dia muito importante e sim, temos de agradecer a quem o protagonizou!
E nos que aínda somos jovens temos o poder de um dia ser tão grandes... basta não pensarmos apenas em nós.