domingo, 12 de abril de 2009

Manual do Estagiário, precisa-se!

Eu juro que vou criar o "Manual do Estágiário". E até vou propôr à minha minha Kikes para o publicar lá da editora "dela", porque procura é coisa que não vai faltar!
Seria uma espécie de Bíblia de leitura obrigatória antes do início dos estágio na redacção onde trabalho, principalmente antes de começarem a fazer madrugadas.
Resumindo em apenas 5 pontos, seria mais-ou-menos uma coisa como esta:

Ponto nº 1 - Isto não é a escolinha. Não é uma sala de aulas, onde o objectivo é ensinar-te coisas.

Ponto nº 2 (e em sequência do anterior) - Os/as coordenadores/as da madrugada não são teus professores. Não estão aqui para te ensinar, nem para te avaliar. Para dizer a verdade, estão se bem a cagar para a tua evolução ou aprendizagem. Querem apenas trabalho feito para entrar em antena. Mais nada. Por isso, nada de "que tal me portei hoje?" ou "podes ver o meu texto a ver se está bem?", "podes vir aqui ver o que achas das imagens?". Limita-te a fazer as notícias pela ordem que te entregam, com o melhor que conseguires.

Ponto nº 3 - As notícias que te pedem para fazer não são para serem corrigidas e dar-te uma nota. São para ir para o ar. É essa a única finalidade de estares aqui: Para produzir notícias para entrar na antena, não para seres avaliado.

Ponto nº 4 - O coordenador das madrugadas ajuda-te quando puder e quando quiser. Repito: Não está aqui para te ensinar. Não tem obrigação nenhuma de o fazer. Para além do mais, já que és a única pessoa que tem na equipa para trabalhar durante a madrugada, é isso mesmo que ele espera de ti: Que trabalhes o mais possível, com a melhor qualidade possível e que chateies o menos possível.

Ponto nº5 - Usa a cabeça. Ela não serve apenas para usar ganchinhos ou bonés. Sabemos que estás habituado a empinar coisas nos míseros 3 anos que passaste na faculdade, sem teres de pensar de facto nas coisas, mas aqui é diferente. Isto é o mundo de trabalho, onde o estágio é o primeiro passo, e não o último da escola. Por isso, não faças perguntas cujas respostas são óbvias. Não te limites a traduzir um take da Reuters para português. Isso não é fazer uma notícia. Usa o cérebro, independentemente do seu tamanho. Pensa na notícia e na informação. A era dos resuminhos para estudar para os exames e das transcrições para trabalhos de faculdade, já era. Agora é preciso pores o Tico e o Teco a acordar. Se não percebes a informação, em vez de escreveres sobre uma coisa que não entendes patavina (e antes de pedires para te explicarem) faz uma pesquisa. Há agora uma coisa até bastante boa na internet chamada Google. Informa-te para poderes informar os outros. Afinal, essa é a essência do jornalismo. E esse foi o curso que tiraste...certo?

Sei que esta mini bíblia pode parecer um bocado bruta e intolerante para com os tadinhos dos jovens que estão a aprender. Eu também já fui estagiária. Eu também tinha dúvidas. Também precisava de aprender (e ainda hoje preciso). Mas tinha a clara noção que estava aqui para a trabalhar e não para chatear os outros.
Acreditem, ao fim de mais de 2 anos a levar com 2 estagiários diferentes por cada semana de madrugadas, a paciência chega a um limite quase insuportável! Ao ponto de pensar "como é que estes miúdos querem vir para jornalismo??". Ninguém nasce ensinado, pois claro. Mas há mínimos olímpicos! A grande maioria não está minimamente preparado para o mundo do trabalho. Lá está, encaram isto como a escola. Não têm noção da seriedade da coisa. Uma tendência que se agravou substancialmente desde que entrou em vigor o processo de Bolonha. Os estagiários são cada vez mais criancinhas.
E chega a um ponto em que já me apetece pegar neles e abaná-los pa ver se acordam! Não há pachorra!

P.S- Só durante o tempo em que escrevi este post, a fofa da estagiária dirigiu-me nada-mais-nada-menos do que 7 perguntas. E adivinhem quantas eram pertinentes??

5 comentários:

Matryoshka disse...

Manda vir o manuscrito!

;)

paulo rico disse...

Uma pessoa vem aqui para tentar perceber se a tua reportagem tem consequencia no blog ... e nada!!! Onde estao os endereços dos blogues feministas (ou será sexistas?) de que falaste na reportagem? Hum? Quero dar uma espreitadela, ok? Sobre as estagiarias... sim, tens toda a razao!

Miss Glitering disse...

não sei nada de ti... :)

Beijinhos de UK

*

Bubble MInd disse...

:)
boa sorte para ti e muita muita paciencia... estou a ver que bem precisas...
beijnhos

Sérgio Santos disse...

Axo que apenas por este post e aleatoriamente, pois outrora me disseste que tb tinhas um blog, descobri-te! Vim parar ao blog sem querer lol e bastou ler este texto e lembrar-me do q tavas a dizer q te tinha posto fula no trabalho... acertei? madrugadas e estagiarias ah e tal...