quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Erro de Casting


Há uma pergunta que me tenho feito a mim própria nos últimos meses: Terão os militantes do PSD enlouquecido de vez? Assim todos ao mesmo tempo?? Estarão todos a sofrer de uma patologia bipolar com nuances de alzheimer e um tempero de esquizofrenia??
É que, para terem escolhido a Manuela Ferreira Leite para líder do partido, só pode!
A ex-ministra das finanças (que os portugueses tanto adoraram - isto é ironia, note-se!!) brindou-nos recentemente com mais uma das suas saídas maravilhosas. Já não bastava condenar os casamentos entre homossexuais, dizer que as obras só dão emprego aos ucranianos e cabo-verdianos, dizer que não deviam ser os jornalistas a escolher o que é notícia...tinha de vir ainda sugerir uma "piquena" pausa na democracia para fazer reformas. Ah e tal, ela estava a usar a ironia para criticar o governo. Sim, pode ser. Mas o cerne da questão é que não é admissível que a líder do maior partido da oposição cometa frases infelizes e gaffes semana-sim-semana-não. Não! Não é assim que se consegue apontar os erros do governo e apresentar-se como uma alternativa. Não é assim que ganha credibilidade perante o eleitorado. Não é assim que consegue fazer com que os portugueses confiem no partido que representa para liderar o país. Não, não e não!
Quando os militantes do PSD elegeram Manuela Ferreira Leite para presidente, perguntei "Mas estes senhores estão malucos?! Não querem vencer eleições, só pode!". Em primeiro lugar, porque todos nos lembramos (tirando os doentes de alzheimer), o quanto os portugueses odiaram a "Salazar de saias" (como foi apelidada) enquanto estava à frente da pasta das finanças. Logo aí, escolher uma pessoa completamente impopular para concorrer às legislativas, é um erro, e dos grandes. Em segundo lugar, escolher para candidata a primeira-ministra do país uma pessoa que não reúne a grande maioria das qualidades que são exigidas a um político, é outra falácia. A "Manela" não tem carisma; não é simpática; não é capaz de estabelecer empatia com as pessoas; não é comunicativa; não fala aos portugueses (fala para dentro do partido); não consegue estabelecer contacto visual com as pessoas, muito menos com uma câmara de televisão; é antiquada (cheira a naftalina); é estupidamente feia. São logo menos 50 por cento de hipóteses de vencer umas eleições.
Depois, ainda não consegui ouvir da boca da líder do PSD nenhuma proposta para o país. Das poucas vezes que fala (em comícios-para os militantes do partido, ou em escassas e vazias entrevistas), critica o governo, sim senhora. Aponta erros, sim senhora. Então..."mas afinal o que o PSD propõe?" Não se sabe. Acho que nem ela sabe. E, chegando a essa parte, vem o "não vou comentar".
E pior ainda, quando fala, não sai coisa boa. É o casamento que tem como objectivo a procriação, são os jornalistas que são uns anormais e que não ligam ao partido, são o raio dos imigrantes que vêm roubar os empregos nas obras públicas...Ou seja, realmente mais vale continuar a optar pelo silêncio a que tanto nos habituou.
Sinceramente, caros militantes do PSD (com as quotas em dia), pensem lá bem no que vão fazer à vossa vidinha! Não é que eu gostasse do Luís Filipe Menezes (aliás, o último "encontro" que tive com ele, não me deixou nada boa impressão), não é que eu achasse que ele seria capaz vencer o Sócrates nas eleições (de certeza que não)...mas sou obrigada a adoptar a expressão por ele usada: A Manuela Ferreira Leite é um erro de casting.

2 comentários:

MiSs Detective disse...

segundo ouvi dizer a manela nao avança com propostas pois o governo irá roubá-las! eu a ela, com esse medo, registava as patentes, qué por causa das coisas.

Rui Mendes disse...

O Luís Filipe Menezes á parvo e não tem perfil, é muito... como é que se diz?! Ahh já sei do povão. E do povão só mesmo o Alberto João Jardim. E sim, a ´Manela´é uma opção feliz dentro das hipóteses. Temos pena. LOL.
**