terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os Pesos na Balança


No outro dia, conversava com a Yin sobre uma certa e determinada pessoa, sobre as suas qualidades e defeitos. E é inevitável, acabamos sempre por fazer uma listinha mental das características positivas e negativas das pessoas! E mais, constato que os aspectos negativos pesam mais do que os positivos. É mete-los numa balança e ver o negativo a dar um "bailinho" ao positivo!
E isto acontece em tudo na vida do ser humano:
"Tenho um emprego, faço o que gosto, até nem me safo mal...mas porra, odeio o horário!" E está riscado.
"O meu namorado apoia-me, preocupa-se comigo, é meigo, gosta de mim...mas porra, tem um feitio de merda!" Acho que não é para mim.
"Conheci um gajo giro, inteligente, simpático, divertido e até escreve bem...mas porra, é do CDS-PP! Não dá".
And so on and so on...
O negativo pesa o dobro do positivo. Os defeitos pesam 5 Kg, contra 2,5Kg das qualidades. Porque raio o ser humano faz isto?! É muito irritantezinho!
Quando olhamos, por exemplo, para as relações que já tivemos, o que nos vem primeiramente à cabeça é aquilo que faltava na relação, os problemas que vivemos, as discussões. Depois, se lá pensarmos bem e despendermos de 2 minutinhos para abrir o baú das memórias, lá encontramos os momentos bons vividos com a pessoa. E, se nos dermos ao trabalho de pensar mais 1 minutinho, ganhamos conta que os bons momentos foram 80 por cento da relação. Os maus, apenas 20. E, mesmo assim, são esses 20 por cento que chegam primeiro à cabeça.
O ser humano é mesmo um bicho imperfeito!
Ora, se calhar não seja má ideia, sempre que queremos "avaliar" uma pessoa, uma situação, um trabalho, uma relação...fazermos uma listinha com o + e o -. Se calhar aí percebemos que os aspectos positivos até superam os negativos.
Enquanto escrevia este post (que vale o que vale), lembrei-me de escrever o que penso ser as minhas qualidades e os meus defeitos. E cá vai o que me saiu:

Qualidades (começa-se sempre pelo bom!):
- Simpática (tirando quando estou de mau humor)
- Comunicativa (com quem quero...)
- Determinada
- Divertida (as minhas amigas pelo menos dizem que sim)
- Sincera
- Honesta
- Verdadeira
- Realista
- Positiva
- Inteligente (Esta é indiscutível!!)
- Confiável
- Leal (às pessoas de quem gosto)
- Bom coração
- Respeito pelo o outro
- Respeito por mim própria
- Madura em muita coisa
- Boa colega
- Trabalhadora
- Responsável
- Empenhada
- Batalhadora
- Boa auto-estima
- Visto-me bem (discreta, mas com estilo)
- Tenho uma cara considerada bonita
- um rabo fantástico
- umas mãos giríssimas
- e a Yin diz que eu tenho um sentido jornalístico "orgulhável"!

Defeitos (não devem ser muitos, mas...):
- Teimosa
- Amuo demasiado (já não faço birras no chão, o que já não é mau...)
- Mimada
- Preguiçosa
- Esquecida
- Desarrumada
- Gastadora
- Insegura
- Ansiosa
- Imatura em algumas coisas
- Às vezes desligada
- Perfeccionista em demasia
- Insatisfeita
- Farto-me rapidamente das coisas
- Exigente demais com os outros
- Estou sempre a analisar os outros
- Explosiva
- Às vezes perdida (começo muita coisa, e raramente acabo)
- Pouco criativa
- Falta-me alguma curiosidade jornalística
- Vaidosa
- Tenho má circulação
- Falta-me "um bocadinho assim" de mamas
- Se tivesse 2kg a mais não me fazia mal..

Ora, contei 27 qualidades e 24 defeitos...não está nada mal!!

Algo que queiram acrescentar, reclamar ou contestar, é favor fazê-lo, no prazo máximo de 10 dias úteis a contar a partir da data da publicação deste post.

3 comentários:

Rui Mendes disse...

Vou dormir sobre o assunto, amanhã venho aqui... sinto-me marginalizado LOL.

Já agora, como se chama a uma pessoa que critica o gosto político do próximo? Acho que temos o 25º defeito :P

Até amanhã :)

Yang disse...

A questão é mesmo essa Rui...o gosto político de uma pessoa não diz nada sobre ela! Nós (seres humanos) é que estamos constantemente a valorizar coisas que, se olharmos bem, são totalmente insignificantes...That's the point! :)


PS - Já agora, porque te sentes marginalizado? :p

Matryoshka disse...

Ainda tenho uns diazitos para comentar... Agora está na hora da caminha!

;)