quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os "picuinhas"

Dizem que as mulheres, quando se juntam, casam, etc, tornam-se chatas e manientas com a casa e a desarrumação. Ora, experimentem os homens habituados a viver sozinhos. São o que classifico de "picuinhas".
O PR viveu sozinho alguns anos. É uma pessoa arrumada, mas nada nerd ou daqueles gajos que arrumam as meias na gaveta por degradé de cores. É uma pessoa descontraída, normal. Mas, volto a dizer, viveu sozinho muitos anos. Há uns meses decidiu comprar casa com a namorada. Durante o almoço pergunto-lhe "e faz-te confusão partilhares o teu espaço depois deste tempo todo?". Ao que me responde "Ah, está a ser fixe, estamos a dar-nos muito bem. Mas confesso que há coisas que me fazem confusão". Começou por falar num copo que não é arrumado, na comichão que lhe faz sair de casa sem a loiça lavada e acabou a falar de dois cabelos que apanha no chão. Dois cabelos!!! Quem é que repara em 2 fios de cabelo no chão?! Resposta: um gajo habituado a viver sozinho. Ou seja, um "picuinhas".

Os "picuinhas", ao viverem sozinhos, ganham certos vícios, certas manias, certas rotinas que são deles e que, acreditem, são muito difíceis de quebrar. Coisas que, quem sai da casa dos pais para ir viver em conjunto, não repara, não vê, não tem consciência.

E parece ser um síndrome que ganha mais expressão nos homens do que nas mulheres. Eles conseguem ser mais "picuinhas" do que elas com o seu espaço. Parece que se torna numa espécie de santuário intocável, que é preciso proteger de todas as ameaças externas.

Onde foi parar a ideia dos homens que espalham garrafas de cerveja e migalhas pela casa?! A ideia da mulher chata que apanha o lixo do marido e lhe dá sermões por causa da desarrumação?! Já era meus amigos, acreditem!

Pelo andar da carruagem, acho que não vai demorar muito tempo para que os publicitários das marcas de produtos de limpeza comecem a mudar a estratégia de publicidade e a virar para este novo mercado tão promissor. A vender aos "picuinhas" todo o tipo de produtos para eliminar todas as pequenitas manchinhas do seu santuário.
É que os "picuinhas" conseguem ser mais desperate housewifes do que elas!

2 comentários:

Rui Mendes disse...

Concordo tanto.
Bjs.

paulo rico disse...

É mais ou menos isso! Não sei se hei-de rir com este texto ou pensar em ficar calado no próximo almoço! Hum....:)